Vivian Whiteman

Última Moda

 

Novidades na cobertura de moda (ou The Re-invention Tour e nóiz)

Os leitores que acompanham a versão impressa da coluna já devem saber que nesta sexta a Última Moda foi mesmo a última.

A partir da semana que vem a coluna deixa de ser publicada na Ilustrada.

Criada pelo mestre Alcino Leite Neto em 2005, a coluna representou um passo importante na reinvenção da cobertura de moda na Folha de S. Paulo, que já contou com nomes como Costanza Pascolato, Lilian Pacce e Erika Palomino.

Erika fez uma cobertura pioneira nos anos 90 e início dos 2000, mesclando moda e comportamento de maneira única e marcante. Alcino trouxe para a cobertura análises ricas, com referências de vários campos do conhecimento, e destrinchou como poucos o aspecto mercadológico desse universo.

Quando assumi a coluna, procurei retratar a moda no contexto da cultura pop e, aos poucos, fiz questão de mostrar o quanto o cenário fashion ocupa um lugar importante na sociedade contemporânea, funcionando como um espelho de suas melhores e piores estruturas e tendências.

Neste período, tive a chance de analisar acontecimentos de nosso tempo pelo viés da roupa, procurando decodificar imagens para os leitores.

Da roupa da posse da presidente Dilma ao vestido de casamento de Kate Middleton, dos uniformes dos grandes torneios de tênis e futebol aos figurinos de Amy Winehouse, dos filmes de Hollywood ao tapete vermelho do Oscar.

Agora, chega o momento de uma nova fase da cobertura. A moda não mais terá seu próprio canto, mas ganhará presença mais forte em todos os cadernos do jornal. Não haverá mais um "gueto", um "mundinho", mas um espaço de análise e reportagem onde quer que a moda se faça presente ou relevante.

A nova missão da editora de Moda proposta pela Folha não é mais daquela que se concentra em falar com nomes do setor. É claro que isso é importante e continua, mas a ideia é que a editora seja capaz de acrescentar ao noticiário do dia-a-dia uma leitura de imagens num mundo em que a imagem tem cada vez mais poder.

Este blog será mantido e servirá como ponto de encontro e canal direto de comunicação com os leitores. As pensatas do Fashion Pravda voltam com força total, e comentários/links serão postados toda vez que uma reportagem ou análise de moda for publicada no impresso ou na Folha.com.

As coberturas das semanas de moda nacionais e internacionais continuam e ganham novos formatos, mais afinados com essa nova fase.

Como editora de Moda da Folha, é com muito orgulho e vontade que assumo esse desafio e conto com vocês, como sempre.

Tudo junto e misturado, é a moda tomando a rua.

E como diz o rap, a rua é nóiz.

xxx

Vivian Whiteman
Editora de Moda

PS: Um beijo especial para Alcino, mestrão maior e editor do Publifolha, máximo respeito. Um abraço apertado para Pedro Diniz, amigo muito querido, repórter bafo e braço direito na coluna, que continuará fazendo colaborações para a Folha.

Escrito por Vivian às 11h51

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Ver mensagens anteriores

PERFIL

Vivian Whiteman Vivian Whiteman é editora de Moda da Folha e também edita os especiais de moda da revista Serafina.

BUSCA NO BLOG


RSS

ARQUIVO


Ver mensagens anteriores
 

Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.