Vivian Whiteman

Última Moda

 

STONE ROSES MON AMOUR

Tendência 90 na moda, todo mundo sabe que tá rolando, certo?

Mas não tem tendencinha de roupa que supere esse retorno: Stone Roses, uma das melhores bandas de todos os tempos e fruto da safra finalzinho dos 80/90. Eles anunciaram uma reunião, com shows, músicas novas e tals. E não, não tem nada de deprê, os caras tão inteiros, querendo fazer música. E podem realizar um sonho há muito enterrado desta editora de ver um show deles. *Pá, fogos de artifício*

Nas minhas andanças pela Topshop no final de setembro, vi essa camiseta do Fool´s Gold, um dos singles mais incríveis deles, e achei bacana. A camiseta de banda, como eu já escrevi nesse blog há muito tempo, é um clássico da comunicação fashion e já é alguma coisa quando uma rede de cópias sai do óbvio (todas já fizeram Ramones, Guns e aquelas estilo Lynyrd Skynyrd que as catitas hype usam nos festivais de verão sem nem saber quem é, só pelo estilinho).

Agora que a banda confirmou a volta, vai vender feito água... (Pros fãs da maravilhosa Stevie Nicks, tem uma linda com a capa do "Rumours", do Fleetwood Mac, também).

 

Além de as músicas serem incríveis (letras bem construídas, lindas e cheias de referências politíco-culturais, músicos de primeira linha, influências da música black, moods viajantes, vocais loucos e guitarras inesquecíveis), a banda era bem estilosa. Eles curtiam grafismos, pop art e, acima de tudo, o artista plástico americano Jackson Pollock.

 

O guitarrista John Squire, que também tem uma carreira como artista plástico, criou várias capas de singles tendo Pollock como referência óbvia.

 Na capa do primeiro disco, uma pintura pollockiana de Squire e limões de verdade que foram acrescentados para a foto. O conceito faz referência à música "Bye Bye Badman", que, por sua vez, fala dos protestos estudantis em Paris em 1968. Squire descobriu que, para se livrar dos efeitos do gás lacrimogêneo, os estudantes usavam limão como antídoto.

 

E o Mani (baixista, que depois entrou pro Primal Scream, de listrado e cabelo "capacete"), não tá super Polly Magoo? Diz que o Mani tem esse apelido pq o pai dele era fã do Mané Garrincha!

Cena do filme "Qui etes-vous Polly Maggoo?" (1966), de William Klein, influenciado pelos movimentos "pop art" e "op art".

A banda em foto dos anos 90.  À frente, o vocalista Ian Brown e sua camiseta com gola de dinheiro.

Acima,  reprodução da camiseta irônica que virou hype entre os fãs da banda.

O que nos leva à primeira parte da trilogia Prada ou "Titia Miuccia ensina a brincar de camp". Amanhã, finalmente no ar.  Fique atento!

Besos e, quando alguém vier com um julgamento pronto pra cima de vc, procure saber.

xxx

noiz, Vivi

PS: Quando alguém te disser que o segundo disco do Stone Roses, "Second Coming", não é tão legal, é meio fraco etc, ignore (Senhor, eles não sabem o que dizem, alguém lançou essa nos anos 90 e o resto meio que foi repetindo). É um disco maravilhoso, vai por mim. Aliás, não vá por mim, não (fique atento!). Escuta essa aí embaixo e deixa rolar. Depois me diga, fia, ou, como diz o Sombra, "me dig".

 

Escrito por Vivian às 19h21

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Ver mensagens anteriores

PERFIL

Vivian Whiteman Vivian Whiteman é editora de Moda da Folha e também edita os especiais de moda da revista Serafina.

BUSCA NO BLOG


RSS

ARQUIVO


Ver mensagens anteriores
 

Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.